Atendimento: 08:00 - 18:00
Segunda à Sexta-Feira
São Paulo: 11 3933-6363
Demais Localidades: 0800 770 0773
Sup. Técnico: suporte@telematica.com.br
VENDAS: crm@telematica.com.br
Telematica / Info  / Qual a importância e os benefícios do relógio de ponto para as empresas?

Qual a importância e os benefícios do relógio de ponto para as empresas?

O Registro de Ponto é obrigatório para empresas com mais de 10 funcionários. Sendo assim, com a exceção de cargos de confiança e dos que executam trabalhos externos, todos os funcionários devem ter a sua jornada de trabalho registrada.

Portaria 1510

A Portaria 1510, de 2009, regulamenta os controle eletrônicos das jornadas de trabalho. Ou seja, toda empresa que implementar o Sistema de Registro Eletrônico de Ponto (SREP) deve seguir as normas da regulamentação, para o controle de entradas e saídas de seus funcionários.

Tal controle é feito por meio dos REP – Registradores Eletrônicos de Ponto. Os REPs, segundo a Portaria, devem, obrigatoriamente, conter:

  • Memória de todos os registros;
  • Porta para captação de informações fiscais — para auditoria fiscal;
  • Emissão de comprovante de registro;
  • Relógio interno;
  • Bateria que permita seu funcionamento em caso de queda de energia.

A Portaria tem o objetivo de reduzir o número de registros incorretos e os incidentes de fraude.

Para o empregador, traz mais transparência para o processo e menos prejuízo de tempo e dinheiro com disputas judiciais, indenizações e honorários. Para o empregado, traz mais respeito e confiabilidade na contabilização de horas extras, atrasos, saídas antecipadas, dentre outros.

Vale lembrar que a Portaria não tem o intuito de excluir outros tipos de sistema de controle de jornada de trabalho. Contudo, um sistema eletrônico se mostra mais eficiente e traz diversas vantagens e benefícios tanto para a empresa quanto para o funcionário.

Benefícios do uso do REP

Praticidade, transparência e segurança

O uso do REP garante mais segurança e transparência para a empresa e para o funcionário. Alinhado às regras da Portaria 1510, o REP não permite qualquer alteração em seus registros ou intervenção de outros equipamentos em suas funcionalidades. É uma solução transparente e prática, uma vez que o funcionário precisa apenas colocar sua identificação, digital ou crachá para registrar sua jornada.

Melhoria na Gestão do RH

O REP, junto com um Sistema de Registro Eletrônico de Ponto, pode executar diversos relatórios que ajudam a área de RH da empresa. Os relatórios podem indicar todo o histórico das jornadas de trabalho de cada colaborador, a quantidade de horas extras, de banco de horas, adicional noturno, etc.
Os relatórios ajudam a melhorar a produtividade do RH e sustentam as tomadas de decisões advindas de suas análises.
Além disso, por ser um equipamento automatizado, garante a qualidade da informação e dos dados apresentados nos relatórios, trazendo mais confiança do que em processos totalmente manuais de controle.

Evita fraudes e processos trabalhistas indevidos

Com o uso do REP não há a possibilidade de alteração dos registros de jornada de trabalho. Dessa forma, evita-se fraudes trabalhistas e a possibilidade de processos judiciais indevidos. Portanto, há economia de tempo, de dinheiro e aumento na eficiência e na produtividade da empresa.

A utilização do REP só traz benefícios para a sua empresa, além de cumprir com as normas e regras da Portaria 1510. É um recurso transparente e seguro para administrar sua equipe.

Não perca tempo e conheça as soluções da Telemática para o controle da jornada de trabalho da sua empresa. Acesse no nosso site.