Como o controle de acessos torna a empresa mais segura e eficiente
A segurança é um dos valores básicos que toda a empresa deve ter. Não somente tendo em vista a proteção do seu patrimônio, mas também o bem estar dos funcionários.
Para garantir a segurança dentro de suas dependências, as empresas podem adotar diversas ações e processos. Uma das práticas mais comuns, e que produz bastante resultado, é o controle de acessos.

O que é controle de acessos?
Controle de acesso é uma forma de proteger as pessoas e o patrimônio de uma determinada instituição, incluindo também proteção perimetral, proteção lógica, gestão de identidade entre outros.
Por meio do controle de acesso e de regras e diretivas de segurança, é possível. Por exemplo, pode-se restringir o acesso de uma pessoa a um determinado local, em um determinado horário, por meio de controle biométrico e de várias outras regras de seguranças que podem ser parametrizadas.
Quais os principais tipos de controle de acesso?
Cartão de acesso magnético
O cartão de acesso é o tipo de controle mais comum nas empresas. Bastante popularizado por conter também o crachá do funcionário. O cartão funciona de maneira simples. Ao apresentá-lo em um controle de acesso, ele realiza uma checagem nas atribuições de segurança da pessoa e, em caso positivo, libera o acesso em catracas, portas, áreas restritas e em locais controlados.
Senha pessoal
A senha também é um tipo de controle muito comum, pois trata-se do cadastro de senhas pessoais de cada funcionário. Elas devem ser apresentadas quando for necessário acessar a empresa, área ou setor restrito. Cada porta de acesso deve conter o equipamento de senha para garantir a segurança de toda a empresa.
Assim como no caso do cartão magnético, a empresa tem que possuir políticas bem claras sobre o uso correto dos crachás e sobre a confidencialidade das senhas. Dessa forma, garante-se que os funcionários terão responsabilidade e disciplina ao usarem esses tipos de controle.
Biometria
A Biometria é um tipo de controle que está cada vez mais sendo adotado pelas empresas. Trata-se da concessão do acesso por meio de digitais, reconhecimento facial, da íris e outros. Por tratar de uma marca particular de cada pessoa, sua fraude é bastante difícil e a segurança do acesso tona-se mais eficiente.
Quais as vantagens do controle de acesso?
A segurança e a privacidade da empresa são vantagens bem claras que o controle de acesso traz. Ter a gestão dos acessos garante redução de incidentes como roubo ou fraude e ainda protege informações confidenciais e áreas sensíveis da empresa.
A gestão dos acessos, por meio de um sistema integrado, também traz benefícios como redução de custos, centralização de gestão e produtividade. Além disso, um sistema integrado possui relatórios completos sobre os acessos de funcionários e de pessoas externas. Dessa forma, a tomada de decisão fica mais assertiva e ágil.
Nós da Telemática possuímos uma grande variedade de soluções de controles de acesso que atendem qualquer necessidade. Acesse nosso site para conhecê-las.