Área Restrita: COMERCIAL / TÉCNICA / EAD
Atendimento: 08:00 - 18:00
Segunda à Sexta-Feira
São Paulo: 11 3933-6363
Demais Localidades: 0800 770 0773
Sup. Técnico: suporte@telematica.com.br
VENDAS: crm@telematica.com.br
Top
Telematica / Info  / COMO FUNCIONA UM SISTEMA DE ALERTA EM MASSA?

COMO FUNCIONA UM SISTEMA DE ALERTA EM MASSA?

Quando pensamos em Sistema de Alerta em Massa, um dos primeiros aspectos que vêm à nossa mente é:
Quais partes constituem o Sistema de Alerta em Massa?
E como essas partes funcionam em conjunto?
Para responder de maneira sucinta a estes questionamentos, a Telemática criou a listagem abaixo

1. Sirene: Certamente, o item central em um sistema de Alerta em Massa. A quantidade de Sirenes varia de acordo com a distância da instalação. As sirenes são instaladas em pares e contam com sistema de teste silencioso (além de auto-diagnóstico preventivo) e funcionam de maneira independente, ou seja, em caso de falha de um módulo, o outro não é afetado.

2. Poste de Sustentação: O poste de sustentação deve contar com estrutura adequada para suportar o peso das Sirenes, bem como demais acessórios (central de comandos, baterias, cabeamento, etc.). O design do poste também deve ser pensado para facilitar a instalação e manutenção do Sistema, de forma a oferecer segurança e estabilidade para o aparato como um todo

3. Suporte para Acessórios: Existem diversos acessórios que podem compor a solução, tais como painel solar, banco de baterias, além da central de comando com tecnologia sem fio. Os suportes precisam abarcar toda a necessidade do equipamento, sem deixar de lado a facilidade de instalação

4. Sistema de Controle: O Sistema de Controle é composto pela central de comando e comunicação. A comunicação pode se dar de várias formas: Rádio, RS232/RS485, X-Bee, Ethernet (Cabo), Satélite, GPRS, entre outras. Além disso, é possível conectar sensores de monitoração diretamente à Sirene.

5. Dispositivos para Notificação: Do outro lado da Solução, temos o usuário, que precisa ser avisado em caso de emergência, e a Solução Telemática conta com Softwares para envio de mensagens de texto curtas (SMS) ou mesmo para convocação de unidades de emergência e equipes de resgate (socorristas).

Ressaltamos que devido ao fato de entre as diversas possibilidades de alerta em massa, muitas delas necessitarem de estruturas ou aplicativos específicos (por exemplo: Para mensagens de texto via celular dependem da disponibilidade de um aparelho em mãos, comunicação por rádio depende que as pessoas estejam com o aparelho ligado no momento da comunicação e aviso via TV dependem também que as pessoas estejam sintonizadas no momento do aviso), o Sistema de Alerta em Massa Sonoro é o único que vai entregar a mensagem aos habitantes da área de cobertura independentemente de qualquer evento.